Entre em contato com o Setor FUSEx através do telefone (55) 3232-5288, ou procure o setor pessoalmente.
Horário de atendimento: 08:00h às 12:00h, de segunda a sexta-feira; 13:30h às 17:00h de segunda a quinta-feira.
O Fundo de Saúde do Exército (FUSEx) foi criado pela Port. Min. Nr. 3.055, de 07 de Dez 1978.
Constituição: Recursos oriundos das contribuições obrigatórias e das indenizações pelos atendimentos médico-hospitalares e ambulatoriais, dos militares do Exército, na ativa e na inatividade, de seus dependentes, e dos pensionistas de militares.
Finalidade: Complementar os recursos provenientes do Governo Federal, destinados à assistência médico-hospitalar dos beneficiários do FUSEx.
A assistência à saúde à família militar é uma das principais prioridades do Comando do Exército, que tem envidado esforços no sentido de melhorá-la e aperfeiçoá-la, seja na obtenção de recursos financeiros na esfera do governo federal, seja na aplicação judiciosa dos recursos disponibilizados e arrecadados.
Importante desafio para a manutenção do equilíbrio receita/despesa é o custo crescente da saúde em âmbito global, já que a inflação médica é muito superior à inflação oficial, em função da absorção de novas tecnologias da área de saúde, bem como do aumento da expectativa de vida da população brasileira.
O Departamento-Geral do Pessoal, a fim de enfrentar esses desafios e de proporcionar o adequado atendimento aos beneficiários do Fundo de Saúde do Exército (FUSEx), dentre outras medidas, tem buscado a melhoria nos processos gerenciais, com a implantação de diversos 6 sistemas informatizados para modernizar a gestão do sistema de saúde do EB, a revisão da legislação da assistência à saúde e o reequipamento e a modernização das Organizações Militares de Saúde.
Cabe ressaltar que não tem havido contingenciamento de recursos do Fundo de Saúde do Exército (FUSEx) por parte do Governo Federal e que o montante arrecadado pelo Fundo é totalmente orientado e aplicado na assistência à saúde dos militares e seus dependentes.
O Sistema de Atendimento Médico-hospitalar aos Militares do Exército e seus Dependentes (SAMMED) atende cerca de 750 mil beneficiários em todo o território nacional, por intermédio de uma rede formada por 29 hospitais militares, 4 policlínicas e 28 postos médicos.
Dentre os atendidos pelo SAMMED, 600 mil também são beneficiários do FUSEx, que é uma fonte de recursos que se destina a complementar a assistência à saúde. O Fundo é gerido por 156 unidades gestoras, que atendem à família militar, ampliando o atendimento prestado pelo SAMMED por intermédio de uma rede de, aproximadamente, 6.500 Organizações Civis de Saúde e 3.500 Profissionais de Saúde Autônomos, contratados, conveniados ou credenciados, possuindo as seguintes características que o diferenciam dos planos de saúde existentes no mercado:
Todos os militares e servidores civis diretamente envolvidos no gerenciamento do FUSEx tem consciência da importância que esse Fundo proporciona ao amparar todos os que dele realmente necessitam, principalmente nos momentos de grande aflição pessoal ou familiar, motivados por enfermidades graves. Os depoimentos de inúmeros militares confirmam que o FUSEx foi o suporte que os amparou e minimizou o sofrimento nesses momentos de grande dificuldade, fornecendo recursos para um atendimento de qualidade, independente de seu grau hierárquico ou valor de sua contribuição, o que não seria viável caso o Fundo não existisse.
Verifique sua ficha financeira, com os descontos implantados ou a serem implantados em contracheque. Após entrar na página do DGP, acesse “informações do pessoal” e escolha a opção “verificar a minha Ficha Financeira (FUSEx).
Formas de ressarcimentos:
Documentos necessários para solicitar autorização prévia da região militar:
- trazer ao FUSEx, de segunda a sexta-feira, das 8:00h às 11:30h:
Observações importantes:
Definição: São considerados procedimentos de alta complexidade: os internamentos e as cirurgias realizados em OCS ou PSA.
Cabe ressaltar que é essencial a percepção de que são os casos eletivos (ambulatoriais) que, normalmente, aportam despesas substanciais. Com isto, monta-se um processo com uma previsão orçamentária para custeio de materiais e medicamentos a serem utilizados no procedimento, que só prossegue para agendamento após ciência e autorização dos escalões superiores (3ª RM e DSau). Tudo isso é executado com a celeridade de que cada caso necessita.
O horário de atendimento ao público é das 08:00h às 12:00h, de segunda a sexta-feira, e de 13:30h às 17:00h, de segunda a quinta-feira;
Os pacientes estão sujeitos a avaliação, por médico especialista militar, para autorização do encaminhamento;
O usuário só poderá agendar o procedimento solicitado após a confirmação de autorização do FuSEx;
Será solicitado ao beneficiário que realize o agendamento do procedimento na OCS/PSA, para posterior liberação da guia de encaminhamento.
As guias de encaminhamento serão emitidas após a autorização da Seção de Saúde Regional ou da DSau e entregues ao paciente até 07 (sete) dias antes do internamento;
Para acompanhar o andamento da solicitação, utilize o contato presencial ou pelo número (55) 3232-2588.
No caso de atendimento de urgência/emergência, o usuário poderá deslocar-se diretamente ao PMGuSG. Nesse caso, o usuário deverá apresentar Identidade e Cartão FUSEx (ou declaração de Beneficiário).
Para mais informações, leia o ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.
Para informações a respeito de marcação de consultas, clique MARCAÇÃO DE CONSULTAS .
Leia mais em POSTO DE COLETA.
Saiba mais em ODONTOLOGIA.
Após solicitação de médico militar o usuário poderá ser encaminhado para outras especialidades, conforme a seguinte lista: