São Gabriel (RS) – De acordo com a Lei do Serviço Militar, Estatuto dos Militares e Ordem de Serviço da Seção de Serviço Militar Regional, foram licenciados das fileiras do Exército e excluídos do estado efetivo do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb), Batalhão Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho, no dia 11 de janeiro de 2019, 142 soldados do efetivo variável, incorporados ao Exército em março de 2018, para a prestação do serviço militar obrigatório, ficando classificados como Reservistas de 1º Categoria.
Nessa oportunidade, foi realizada, no pátio central da “Caserna de Bravos”, como é mais conhecido o antigo aquartelamento do 6º BE Cmb, a formatura de licenciamento desses jovens, que, durante 10 meses, contribuíram para o perfeito cumprimento das missões da organização militar. Com o sentimento de dever cumprido, emocionaram-se com as palavras do Tenente-Coronel José Braulio de Sousa Terceiro, Comandante do 6º BE Cmb, e com a leitura das palavras do então Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.
Os integrantes do 6º BE Cmb agradecem a esses 142 jovens por seu trabalho e dedicação. O Batalhão perde, nessa oportunidade, valiosos recursos humanos, entretanto a Pátria certamente ganha cidadãos bem preparados, com espírito arraigado de solidariedade e patriotismo, ávidos de seguir servindo ao Brasil com sua força e inteligência em outras atividades.
Conforme o previsto na Lei 4.375, de 17 de agosto de 1964, o serviço militar consiste em exercícios de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – e compreenderá, na mobilização, todos os encargos relacionados com a defesa nacional. A obrigação com o serviço militar se estende a todos os brasileiros do sexo masculino, em tempo de paz, desde 1º de janeiro do ano que completarem 18 anos de idade até 31 de dezembro do ano que completarem 45 anos.