São Gabriel (RS) – Nos dias 25 e 26 de fevereiro do corrente ano foi ministrada uma instrução de Técnicas Fluviais ao grupamento de Cabos e Soldados do Efetivo Profissional da 2ª Companhia de Engenharia de Combate. A referida instrução teve por finalidade capacitar os militares a atuarem em ambiente aquático, utilizando procedimentos para sobrevivência e cumprimento de missões neste tipo de ambiente.
Durante os dois dias, foi ensinada a técnica e o método de como desalagar botes de assalto, pois, após um acidente ocasionado por mar revolto, por corredeiras em rios ou rasgos e tempestades, tal procedimento pode minimizar a perda de tempo e de material para o cumprimento da missão.
Outrossim, os instruendos praticaram técnica de embarque e desembarque de botes em movimento, que é um meio de infiltração e exfiltração aquática, a qual preza pelo sigilo e pela velocidade da ação.
Por fim, foi ministrada uma instrução, seguida de uma prática de nado militar, que é de suma importância para missões anfíbias.
A instrução transcorreu de forma vibrante e motivadora, ampliando os conhecimentos e habilidades de técnicas especiais, fatores inerentes ao engenheiro de combate.