Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 09h00 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 09h20 | Acessos: 446

São Gabriel (RS) – Em 12 de agosto do corrente ano, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb), Batalhão Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho, recebeu o Coronel Carlos José Sampaio Malan, eterno Comandante da “Caserna de Bravos”, para proferir uma palestra sobre o assunto “O porquê da Missão Militar Francesa no Brasil e o Legado da Missão Militar nas Forças Armadas Brasileiras”.

Atualmente, o Cel Malan ocupa a cadeira 37 da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHMTB), e comandante do Batalhão de Engenheiros Província de São Pedro. O evento colaborou com a divulgação e a manutenção da história nacional militar brasileira, no escopo do centenário da assinatura do acordo da Missão Militar Francesa no Brasil.

 

A Missão Militar Francesa no Brasil

A Missão foi contratada em setembro de 1919 pelo governo brasileiro para auxiliar na instrução e modernização do Exército Brasileiro (EB). As negociações para o contrato ocorreram em Paris, entre o adido militar brasileiro na França, Coronel Malan d’Angrogne, e o Ministro da Guerra francês, Georges Clemenceau (1917-1920).

O chefe designado foi General Maurice Gamelin que se encontrava em missão de reconhecimento no Brasil. O contrato foi assinado poucos meses depois na capital francesa e ratificado logo em seguida no Rio de Janeiro. Os termos do contrato estipulavam que oficiais franceses comandariam durante quatro anos as escolas de Estado-Maior, de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), de Intendência e Veterinária. O Brasil também se comprometia a privilegiar a indústria francesa em suas compras de armas e equipamentos militares com a condição de que o material oferecido, o prazo de entrega e os preços fossem no mínimo equivalentes aos de outros países fornecedores. Embora tenha sido contratada por quatro anos, a missão se estendeu por 20 anos: seu contrato foi renovado seis vezes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,