São Gabriel (RS) – No período de 21 a 24 de março, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb), Batalhão Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho, executou o Tiro de Instrução Básica (TIB) com os 303 jovens que incorporaram no serviço militar inicial em 2023.
O processo iniciou com a Instrução Preparatória para o Tiro (IPT) - realizada na véspera da execução do tiro propriamente dito - conduzida por instrutores e monitores que se destacaram pela meticulosidade e didática durante a apresentação dos assuntos e das técnicas a serem empregadas. Na ocasião, os soldados aprenderam e praticaram os procedimentos a serem adotados no estande de tiro, métodos para a manutenção do armamento e realizaram o tiro com fuzil de ar comprimido.
O tiro com munição real, realizado no estande do Batalhão, é uma importante fase na formação básica do combatente, a partir da qual o soldado torna-se apto a portar o Fuzil 7,62 mm, a executar o tiro, manuseá-lo e realizar a sua manutenção. O tiro se dividiu em diurno e noturno e foi coroado de êxito por todas as subunidades, o que distingue o contingente de jovens recém-incorporados à Caserna de Bravos em 2023.