São Gabriel (RS) – Em formatura realizada no dia 5 de abril, o 6° Batalhão de Engenharia de Combate (6°BECmb) celebrou o Dia Internacional de Sensibilização contra o perigo das Minas e Assistência na Ação contra Minas e Restos Explosivos de Guerra. A data foi institucionalizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005 e marca o coroamento de uma sinergia de esforços iniciada em 1992, com a Campanha internacional para a Proibição das Minas Terrestres, que recebeu o PRÊMIO NOBEL DA PAZ como reconhecimento por seus esforços que ensejaram a assinatura da Convenção de Ottawa em 1997, que trata sobre a Proibição do Uso, Armazenamento, Produção e Transferência de Minas Antipessoal e sobre a sua Destruição, ratificada pelo Brasil em 1999.
O Exército Brasileiro está comprometido há décadas com a desminagem humanitária, mediante o envio ao exterior de oficiais, subtenentes e sargentos de Engenharia para missões de instrução, de remoção de minas, de supervisão e de asseguramento da qualidade do trabalho em países assolados pelo problema das minas. Engenheiros estiveram presentes em missões da ONU e da Organização dos Estados Americanos, na África, na América Central e do Sul, trabalhando nos programas de desminagem humanitária, de conscientização da população civil para os perigos das minas, de reabilitação de vítimas e de recuperação socioeconômica das zonas desminadas, em uma atividade que contribui para a projeção internacional do país.
Na formatura alusiva à data, foram também exaltadas conquistas obtidas por militares do Batalhão em competições desportivas alusivas aos 177 anos de São Gabriel. O Comandante do Batalhão, TC Rafael Farias, cumprimentou pessoalmente o Soldado Medeiros, do Efetivo Variável do corrente ano, por sua participação exitosa no torneio de xadrez organizado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Mikhail Tal Xadrez Clube. Igualmente, receberam os cumprimentos os participantes do 9º Desafio das Coxilhas (corrida de 30 km) e 8ª Volta de São Gabriel (rústica de 3km). Destacaram-se o Cabo Evanilson Moura, 1º lugar geral na prova de 3km, e o Sargento Guilherme Santiago, 1º lugar na categoria de 20 a 24 anos.