São Gabriel (RS) - Em 21 de junho de 2023, a tropa do 6° Batalhão de Engenharia de Combate (6° BE Cmb) permanece socorrendo as vítimas do ciclone que atingiu Caraá, no Rio Grande do Sul.
A equipe de 25 militares, sob o comando do 2° Ten VALE, apoiou com botes e viaturas a busca da última vítima que estava desaparecida. Igualmente, realizou a distribuição de alimentos e agasalhos para a população necessitada, executou uma transposição de curso d’água com bote para levar alimentos, remédios e água potável em locais onde os carros ainda não tem acesso. Em Porto Alegre, um efetivo de 15 militares, comandados pelo 3° Sgt Lucas Machado, apoia o Corpo de Bombeiros nos trabalhos de desobstrução de vias.
Assim como ocorreu na Missão da ONU no Haiti (MINUSTAH), quando a Companhia de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY) prestou apoio direto à população haitiana, socorrendo e resgatando vítimas do furacão em 2008 e do terremoto em 2010, o 6° BE Cmb demonstrou sua capacidade de pronta resposta às demandas da população atingida pela catástrofe.
No corrente ano, o 6° BE Cmb sediará o treinamento de uma BRAENGCOY, a fim de manter o nível de capacitação do Exército Brasileiro no âmbito do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS).
Dessa forma, ao mesmo tempo em que treina para ser empregado em uma possível Missão de Paz, o 6° BE Cmb contribui para mitigar o sofrimento dos habitantes de Caraá.