São Gabriel (RS) - No dia 4 de julho, o 6⁰ Batalhão de Engenharia de Combate (6°BECmb) iniciou suas instruções de pontagem no âmbito do período de qualificação dos soldados incorporados no corrente ano. Na ocasião, a Companhia de Engenharia de Pontes (Cia E Pnt) foi a primeira subunidade a lançar uma passadeira de alumínio sobre o rio Vacacaí.
A passadeira é uma ponte para pedestres, constituída de um tabuleiro estreito - permitindo a passagem do combatente a pé- formado por painéis sucessivos, apoiados sobre suportes flutuantes (flutuadores de alumínio). A Cia E Pnt é a fração vocacionada para apoiar, com equipamento especializado, a transposição de curso de água e de pequenas brechas, contribuindo, assim, para a mobilidade da tropa. Igualmente, precisa estar em condições de lançar e operar, com seu pessoal, os meios de transposição, o que inclui a passadeira e outros tipos de equipagens de pontes.
Após a conclusão da primeira montagem, a equipe de instrução e os soldados da Cia E Pnt comemoraram o feito alcançado, que marca o início de atividades específicas da Engenharia. A montagem de passadeiras, portadas e pontes são tarefas para as quais o soldado da Caserna de Bravos precisa conhecer os procedimentos necessários, de forma a se adestrar para o apoio ao combate e à comunidade em casos de catástrofes naturais.