Cachoeira do Sul (RS) - O 6° Batalhão de Engenharia de Combate (6ºBECmb) participou das atividades da Operação FORJA, com um contingente composto por seis militares, incluindo oficiais e sargentos, e de um pelotão.
As operações, dirigidas conjuntamente pelo 3° Batalhão de Engenharia de Combate (3° BE Cmb) e pelo Centro de Adestramento Sul (CA-SUL), tiveram início no primeiro dia com instruções destinadas aos Observadores Controladores de Avaliadores (OCA) das diversas Organizações Militares, âmbito Comando Militar do Sul (CMS): 6° BE Cmb, 3° BE Cmb, 12 BE Cmb Bld, 1 Cia E Cmb, 3 Cia E Cmb e 14 Cia E Cmb. Ainda, realizou-se a certificação dos pelotões do 6° BE Cmb e 3° BE Cmb.
A Operação também se destinou ao Aprestamento, Reconhecimento de engenharia, Abertura de passagem de obstáculos e lançamento de ponte, atuando desta forma na mobilidade, contramobilidade e proteção da tropa.
Nesta mesma oportunidade, foi certificado um pelotão de nosso Batalhão, a comando do 2º Ten Bernardes, que realizou todas as atividades inerentes ao combatente de Engenharia.
Nesse estágio, os certificados tiveram a oportunidade de aplicar de forma prática seus conhecimentos em engenharia, assim como todas as técnicas inerentes a um combatente. Paralelamente, os Observadores Controladores e Avaliadores conduziram uma avaliação minuciosa desses Pelotões, visando aprimorar suas capacidades profissionais e sua técnica de avaliação.
“O Exército pode passar cem anos sem ser usado, mas não pode passar um minuto sem estar preparado”, Ruy Barbosa.
FRENTE AO IMPOSSÍVEL, TENTAREMOS.