São Gabriel (RS) Após serem oficialmente incorporados ao Exército Brasileiro, no dia 1º de março, os novos soldados do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb) continuam na sua preparação. O Período de Internato, fase em que os recrutas têm de permanecer na Unidade, tem por finalidade possibilitar-lhes as condições para que se adaptem o mais rapidamente à rotina da vida militar e tem a duração de 4 semanas.
Nesta fase, são desenvolvidas características inerentes ao combatente do Exército Brasileiro, tais como iniciativa, flexibilidade, resistência, coragem e perseverança. As atividades, conduzidas de forma contínua e progressiva, destinam-se à capacitação dos jovens soldados para a defesa do Brasil e lhes possibilita participar de acampamentos e operações militares.
São também fortalecidos valores éticos e morais da Instituição e também criados hábitos e procedimentos adequados à vida militar. Igualmente, recebem conhecimentos básicos de técnicas e táticas individuais de combate e desenvolvem sua capacidade física.
A convivência diuturna com os novos companheiros mostra-se importante, tendo em vista eles serem oriundos de dez cidades diferentes: Bom Princípio, Estrela, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Guaporé, Nova Bassano, Nova Prata, Serafina Corrêa e São Gabriel. Ademais, o treinamento em equipe desenvolve atributos como a de camaradagem e o espírito de corpo, o que cria condições para construírem verdadeiras amizades, que perpassam o quartel e perduram por toda a vida.