ESTAGIO DE ADESTRAMENTO DE EXPLOSIVOS

Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 08h00 | Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2024, 14h07 | Acessos: 150

ADESTRAMENTO CENTRALIZADO DE MANUSEIO E EMPREGO DE EXPLOSIVOS

São Gabriel (RS)- No período de 8 a 19 de abril, o 6° Batalhão de Engenharia de Combate (6° BE Cmb), conduziu o Adestramento Centralizado de Manuseio e Emprego de Explosivos para Organizações Militares Diretamente Subordinados e Vinculados (OMDS/OMV) ao 4° Grupamento de Engenharia (4° Gpt E). As atividades constaram de um módulo a distância, de 8 a 14 de abril, e da fase presencial no 6° BE Cmb, entre os dias 15 e 19 de abril .

 

A capacitação conduzida pelo 6° BE Cmb destinou-se a nivelar os conhecimentos técnicos de oficiais, subtenentes e sargentos das OMDS/OMV no âmbito do 4° Gpt E, quanto ao emprego, à armazenagem, ao manuseio e ao transporte de explosivos e munições. Igualmente, difundir conhecimentos técnicos relacionados à abordagem identificação, neutralização e destruição de engenhos falhados e demais artefatos explosivos.


Participaram do adestramento oficiais e sargentos oriundos do 3º BE Cmb (Cachoeira do Sul-RS), 5° BE Cmb Bld (Porto União-SC), 12° BE Cmb Bld (Alegrete-RS), 1ª Cia E Cmb Mec (São Borja-RS), 2ª Cia E Cmb Mec (Alegrete-RS), 3ª Cia E Cmb Mec (Dom Pedrito-RS), 14ª Cia E Cmb (Tubarão-SC) e 15° Cia E Cmb Mec (Palmas-PR).


As instruções, tanto teóricas quanto práticas, foram ministradas pelo 1° Ten Wattimo, 1º Ten Souza e pelo 3° Sgt Menezes e abordaram diversos tópicos relativos ao emprego e manuseio de explosivos. Foram apresentadas atualizações sobre técnicas na aplicação dos explosivos civis e militares, emprego em uma turma de levantamento e destruição de engenhos falhados (TULEDEF) e operação diante de uma ameaça explosiva. O adestramento foi coroado com um exercício no terreno, com uma prática de detonação para todos os participantes. As instruções forjam a manutenção do conhecimento dos militares e a coragem, atributos essenciais para um Soldado de Caxias.


Face aos rios ou minas, que o inimigo

Mantém, sob o seu fogo, abre o engenheiro

A frente para o ataque e, ante o perigo

Muitas vezes, dos bravos é o primeiro” (trecho da Canção da Engenharia do Exército Brasileiro)

registrado em: ,