No Sul, 6º BE Cmb apoia Defesa Civil na maior enchente dos últimos 20 anos

Publicado: Quinta, 17 de Janeiro de 2019, 07h20 | Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 09h05 | Acessos: 562

São Gabriel (RS) – Desde o dia 10 de janeiro de 2018, o 6º Batalhão de Engenharia Combate (6º BE Cmb), Batalhão Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho, está prestando apoio à Secretaria de Assistência Social do município de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, principalmente quanto à remoção de famílias atingidas pela maior enchente dos últimos 20 anos. Na região, o rio Vacacaí subiu mais de 7 metros, atingindo cinco bairros da cidade e impedindo, inclusive, a passagem dos moradores para o bairro Bom Fim.

O 6º BE Cmb, devidamente autorizado pelo escalão superior, o 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), empregou turmas de trabalho, botes pneumáticos, caminhões de transporte de pessoal, caminhão cisterna de água e uma motobomba. Os objetivos são remover famílias e pertences pessoais dos locais assolados pela enchente, restabelecendo em solo seguro designado pela Prefeitura municipal; suprir água à Irmandade da Santa Casa de Caridade do município, dando tranquilidade aos pacientes e ao corpo clínico do hospital; selecionar e separar roupas recebidas por doações, agilizando a entrega aos necessitados; e transportar móveis e utensílios domésticos de inúmeras famílias atingidas pela enchente.

Simultaneamente ao apoio à Defesa Civil da cidade, os integrantes do 6º BE Cmb organizaram um posto de coleta de roupas, alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal e de móveis na sala de visitas das Relações Públicas da organização militar. Tudo o que é recebido, é relacionado, transportado e distribuído para as famílias necessitadas que estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social e foram instaladas no ginásio da Escola Menino Jesus.

Destaca-se o espírito de solidariedade da família militar da “Caserna de Bravos”, como é mais conhecido o antigo aquartelamento do 6º BE Cmb, em ter a iniciativa de doar móveis, colchões, comida e roupas para aquelas famílias que perderam tudo na ação das águas.

O soldado do efetivo profissional Izomar Marinho Proensa, da Companhia de Comando e Apoio do 6º BE Cmb, que vive com mais dez adultos e três crianças no bairro COHAB, em São Gabriel, e teve sua casa invadida pelas águas do rio Vacacaí, perdendo todos os seus móveis, eletrodomésticos e roupas, conta como ocorreu a enchente: “a água chegou à noite, não tivemos tempo de sair. A água subiu muito rápido”. “O apoio do 6º Batalhão e as doações dos militares vão me ajudar a morar em minha casa novamente, depois que a água baixar”, acrescentou.

Esse depoimento emocionado materializa a "Mão Amiga" do Exército Brasileiro em sempre ajudar a sociedade nos momentos difíceis e de calamidade, como este enfrentado nos pampas do Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Cb Michael, Sd Porto, Sd Teixeira

registrado em: ,
Assunto(s): CMS , 4º Gpt E , 6º BE Cmb