Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Medalha TC José Carlos de Carvalho
Início do conteúdo da página

       

        O 6° Batalhão de Engenharia de Combate foi criado pelo Decreto 5.367 de 1/Abr/1943 na cidade Porto Alegre/RS, com a denominação de 3° Batalhão de Engenharia e somente em 30/Nov/1953 recebeu a atual designação.

         Em Mai/1958 foi transferido para Saicã e de lá, em 31/Out/1968 para a cidade de São Gabriel/RS ocupando a localização do extinto 3° Regimento de Cavalaria Motorizado.

         O Patrono, Tenente Coronel José Carlos de Carvalho, foi chefe da Comissão de Engenheiros na Guerra do Paraguai e um dos Oficiais selecionados para integrar o Batalhão de Engenheiros na sua organização inicial.

         Era tido por Osório como o Comandante da Engenharia do Exército e, na travessia do Rio Paraná, dividiu com Vilagran Cabrita a conquista da defesa da Ilha da Redenção.

        A Organização Militar por seu passado histórico, assim como a figura do seu vulto mais ilustre, lembrados nessa Medalha, justifica com absoluta propriedade a consagração plena dessa homenagem.

 

HERÁLDICA DA MEDALHA

 

 

- Na parte interna está contido um campo de cor azul-celeste também contornado nas suas extremidades por igual ressalte.

- Neste campo, ao alto estão escritas as palavras “Medalha Batalhão” e abaixo, neste mesmo campo em semi-arco, as palavras “Ten Cel José Carlos de Carvalho” que completa o nome da medalha.

- No interior central da medalha, ao alto e no lado direito, uma sinistra de azul ultramar, carregado de uma quaderna de extremidades brancas, tendo ao centro o desenho de uma estrela de oito pontas raiadas em cor dourada, que representa o motivo central do brasão das armas da família Carvalho.

- No interior central da medalha, abaixo e no lado esquerdo, um campo fendido de vermelho, carregado de um forte de ouro relembrando a conquista da Fortaleza de Itapirú pelo Exército Brasileiro.

- Em diagonal, dividindo os campos, azul e vermelho, encontra-se um rio na cor claro, simbolizando o Rio Paraná e as inúmeras trincheiras construídas em solo paraguaio pelo Tenente Coronel José Carlos de Carvalho.


 

 

- Na parte interna está contido um campo de cor azul-celeste, também contornado nas suas extremidades por igual ressalte.

- No alto desse campo encontram-se as palavras “Portão Mallet”, que lembra o referido portão por onde saíram as tropas para as campanhas platinas.

- Na parte inferior do campo azul-celeste a imagem de um oratório em cor dourada e abaixo desta, as palavras “Capela dos Irmãozinhos” que identifica o local onde são venerados, desde 1853 os soldados Meira e Joaquim, consagrados pela crença e mística popular, como milagrosos.

- O campo azul-turquesa representa a cor da Arma de Engenharia, o verde representa o terreno Pátrio sendo protegido pelo conjunto azul-escuro e vermelho, as cores tradicionais do Exército Brasileiro.

 

 

 

Fim do conteúdo da página