Apresentação do Estandarte Histórico do 6º BE Cmb
São Gabriel (RS) – Foi realizado na tarde dessa terça-feira, 26 de abril, no 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb), Batalhão Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho, a formatura de apresentação do Estandarte Histórico do 6º BE Cmb aos recrutas incorporados no corrente ano.
Também ocorreu substituição do porta-estandarte histórico do 3º Sargento Antônio Fernando Viana de Berredo Neto pelo 3º Sargento Tiago Ferreira de Bairros, que conduzirá tão honrosa distinção durante o ano de 2019. O ato solene de substituição foi conduzido pelo Comandante do Batalhão, TC José Braulio de Sousa Terceiro.
Durante a formatura, receberam o diploma de conclusão do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), realizada no período de 27 de agosto a 18 de setembro de 2018, na Capitania Fluvial de Porto Alegre, os seguintes militares: Subtenente Silvio Roni Vieira Garay, 3º Sargento Antonio Augusto Oliveira Ramos, 3º Sargento Tainan Viccari, 3º Sargento Lucas Machado Lopes, 3º Sargento Ricardo da Silva Marques, 3º Sargento Antonio Fernando Viana de Berredo Neto, 3º Sargento Rodrigo Grossi Peres, Cabo Jardel Dias da Silva, Cabo Zanata dos Santos Rodrigues, Cabo Ezequeil Veloso Duarte, Cabo Leonardo Bento Rosa, Cabo Michel Cabral Dotto, Cabo Kevin Silva da Trindade, Soldado Yonatan Gonzalo Morele Oliveira, Soldado José Wilson Teixeira de Teixeira e Soldado Emerson De Oliveira Nunes.
Estandarte Histórico do 6º BE Cmb
O Estandarte Histórico do 6º Batalhão de Engenharia de Combate foi aprovado por Portaria Ministerial de 29 de abril de 1987, possui forma retangular, tipo bandeira universal, com o campo em azul-turquesa. Em brocante e em abismo um escudo peninsular português, filetado de ouro, como no Brasão das Armas dos Carvalhos. Campo fendido, a destra de vermelho, carregado de um forte de ouro, iluminado de negro, relembrando a conquista da Fortaleza do Itapiru pelo Exército Brasileiro.
A sinistra de azul – ultramar, carregado de uma quaderna de prata, contendo ao centro uma estrela de oito raios de ouro, motivo central do brasão d'armas de família carvalho. Brocante um rio de azul-claro, posto em banda, ameado de prata, simbolizando a transposição do Rio Paraná e as inúmeras trincheiras construídas em campos do Paraguai pelo engenheiro Ten Cel José Carlos de Carvalho, artífice dos feitos citados. Ladeando o escudo, dois castelos interligados por uma corrente de ouro, distintivos da Arma de Engenharia, representando as duas especialidades, construção e combate. Envolvendo todo o conjunto, a Denominação Histórica “BATALHÃO TENENTE – CORONEL JOSÉ CARLOS DE CARVALHO” em arco e de prata. Franja de ouro em toda a volta do campo. Laço militar com as cores nacionais, tendo inscrito em caracteres de ouro a designação militar: "6º BE Cmb”.