Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Adestramento do Pelotão da Portada Pesada
Início do conteúdo da página

Adestramento do Pelotão da Portada Pesada

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 10h25 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 10h11 | Acessos: 587

São Gabriel (RS) – No período de 25 a 29 de outubro, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb), Batalhão Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho, realizou o lançamento da Portada Pesada FSB 2000 – KRUPP, consolidando o exercício de adestramento do Pelotão de Portada Pesada da Companhia de Engenharia de Pontes (Pel Prtd P/CEP), visando sua preparação para a Operação Ibicuí de 2019.

Destaca-se que, por tratar-se de um material muito importante para operações de transposição de cursos d’água, no corrente ano foram instalados sistemas de direção hidráulica, com bomba, adaptadores, mangueiras, terminais e reservatórios hidráulicos, a fim de melhorar a maneabilidade e a operação das embarcações de manobra. Assim, durante o corrente ano, tendo concluído a instalação nas três embarcações, foram lançados os módulos e operadas as embarcações, verificando o sucesso do sistema de direção hidráulico.

Nos meses de março e agosto, também houve lançamentos da portada pesada na Área de Instrução Marechal Mascarenhas de Morais (AIMMM), pertencente ao 6º BE Cmb, distante 10 km da sede, aproximadamente, com a finalidade de manter o adestramento da fração, operar e testar as embarcações, verificar os sistemas de abertura e fechamento dos módulos centrais e de rampa.

Nesse período do ano de instrução, ocorre a fase do adestramento, quando são formados e qualificados o pessoal responsável pela operação, manutenção da Portada Krupp da Caserna de Bravos, bem como trabalhos técnicos de melhoramento das margens do rio. Assim, como parte do exercício de adestramento, ocorreu a preparação da margem com reforçadores de solo, seguido do lançamento dos módulos centrais e de rampa da portada. Foram utilizados os lançamentos livre e controlado, demonstrando o conhecimento técnico dos operadores do equipamento. Diversas travessias foram realizadas no lago da AIMMM, colaborando com um melhor desempenho dos pilotos das embarcações, assim como melhor abordagem das margens.

A portada Krupp é diferencial em relação a rapidez na montagem, segurança e capacidade de carga. A Ponte Dobrável Flutuante, que pode ser construída com a junção de vários módulos centrais, é um sistema altamente moderno para superar rios, obstáculos, com rapidez e simplicidade. Pode ser lançada num prazo dez vezes menor e com apenas um quinto do pessoal necessário para as outras pontes em uso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página