Mão amiga em apoio às vítimas do ciclone
Na manhã do dia 17 de junho de 2023, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6°BECmb) respondeu prontamente ao chamado de apoio às vítimas dos alagamentos em Porto Alegre, como consequência do temporal que assolou a cidade. Chefiada pelo 2º Tenente Matheus Vale Pedroso, uma tropa constituída de 40 militares e 11 embarcações, partiu para a capital, com equipamentos de navegação e materiais de engenharia para cumprir missões de resgate, em operação conjunta com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
A rápida mobilização do Batalhão - já em apronto operacional, tendo sido acionado na noite anterior - demonstrou sua eficiência e preparo para situações de emergência. Além disso, prepararam e acondicionaram donativos arrecadados na Campanha do Agasalho 2023, para serem doados às pessoas resgatadas. Essa iniciativa demonstra o comprometimento dos militares em ajudar e oferecer suporte às comunidades afetadas.
A disponibilidade para emprego noturno também é um indicativo da dedicação e prontidão do batalhão para enfrentar qualquer desafio. Essa capacidade de operar em diferentes condições e horários é fundamental para o sucesso das operações de resgate.